Como contratar o fotógrafo certo para o seu casamento?

Para registrar os melhores momentos, saiba como contratar o fotógrafo para casamento e como escolher o fotógrafo certo.

 

O papel de um fotógrafo para casamento é conseguir retratar o que tem de melhor ao seu redor, transmitir a emoção de um momento de forma criativa ou sensível e até mesmo contar uma história apenas com uma foto.
Atualmente, vemos muito fotojornalismo na fotografia para casamento e o fotógrafo tem que saber como realmente extrair o melhor de cada casal, dos detalhes da cerimônia e da festa.
No momento de planejar o cerimonial, a dúvida para saber qual o fotógrafo certo para o casamento. Ainda existem receios na hora de contratar e escolher o fotógrafo certo.
Veja algumas dicas importantes para levar sempre em consideração na hora de escolher o fotógrafo para o casamento.

• Identifique-se com o profissional de forma pessoal
• A fotografia é um olhar sobre o evento
• Leve em conta a jornada de trabalho
• Qual é a quantidade de fotógrafos
• Qual a quantidade de câmeras o fotógrafo usa?
• Saiba os tipos de fotos que o fotógrafo vai fazer
• Entenda a diferença entre ‘empresa de casamentos’ e ‘Fotógrafo para casamento’.
• Faça uma visita pessoal ao escritório do fotógrafo
• Entenda a relação Custo x Benefício

 

Qual critério deve ter para escolher as fotos para o álbum?

O álbum de fotografia é para contar a história do casamento, ou seja, os melhores momentos. Então, ao escolher as fotos é bom observar estes detalhes: o making of, a cerimônia, a festa e tudo mais que os noivos acharem marcantes.
Não existe uma obrigatoriedade na escolha, você seleciona conforme o seu estilo e como você se vê na foto. O importante é não deixar de fora o que agrada aos noivos. Escolher os momentos marcantes da cerimônia é um dos diferenciais do fotógrafo para casamento.

 

Como escolher o fotógrafo para casamento?

Não escolha um fotógrafo por apenas gostar de um álbum de casamento que ele(a) apresentar, lembre-se que o impresso é apenas um “a mais” já que com a fotografia digital muitos profissionais entregam as fotos tiradas em DVD.
Você deve avaliar a maior quantidade de fotos possíveis antes de fechar o contrato com o fotógrafo para casamento. A maioria dos profissionais divulga seus trabalhos nos próprios sites ou páginas do Facebook. Conferir antes de fechar ou assinar.

 

Contratando o fotógrafo ou a equipe?

Confirme se vai ser o próprio fotógrafo que vai fazer as fotografias, ou se irá enviar uma equipe para o seu casamento.
A sensibilidade de cada pessoa varia de acordo com a sua personalidade, e embora o fotógrafo garanta que as fotos da equipe são do mesmo estilo que as fotos dele, a verdade é que o trabalho de um artista nunca é igual ao de outro.
Procure saber também, caso o fotógrafo para casamento principal não poder comparecer por alguma razão, quem irá substituí-lo e peça para conhecer essa pessoa e o seu trabalho antecipadamente.

 

Atenção ao contrato com o fotógrafo

Logo que encontre alguém dentro de seu orçamento, que o trabalho tenha encantado, e que sinta uma empatia, não tenha medo e deem o passo final.
Os bons fotógrafos tendem a ter a agenda esgotada muito rápido. Antes de assinar o contrato, leia tudo com muita atenção e leve o contrato para casa, e se for o caso, peça a um advogado para dar uma olhada.
Ainda não seja obrigatório, é aconselhável que o contrato tenha mencionado pontos fundamentais como: data do casamento, a quantidade de horas que o fotógrafo e seus ajudantes irão trabalhar, os custos das horas extras se for preciso, o preço, a política de cancelamento do contrato, o tipo de fotografia, tipo de álbum, e a quantidade de fotografias.
O contrato deverá também mencionar os direitos de utilização das imagens – caso o fotógrafo seja dono dos direitos das imagens, saiba quanto tempo ele irá manter essas imagens.
Saiba escolher o fotógrafo certo para registrar os melhores momentos da cerimônia do casal. Esteja atento aos detalhes na hora de contratar o fotógrafo para casamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *